A importância do sono

Desfrute de um sono reparador


Como desfrutar de um sono tranquilo todas as noites O sono é um fator frequentemente esquecido, mas é vital para sua saúde geral. No entanto, muitos de nós temos dificuldade em dormir o suficiente todas as noites. Parece que bater que se ao deitar, o nosso no cérebro começa a preocupar-se com o passado, o presente e o futuro ao mesmo tempo. Se está familiarizado com isto, continue a ler para aprender como desfrutar de um sono tranquilo todas as noites.


 

A Importância do Sono

O sono não é um momento passivo para o descanso do corpo, mas um momento crítico, importantíssimo para mudanças dinâmicas e importantes. Quase todos os sistemas do corpo são afetados pela quantidade de sono. Seguem algumas funções importantes que ocorrem durante o sono incluem:

  • Renovação celular
  • Reparação de tecido
  • Reposição de células imunológicas e criação de anticorpos
  • Consolidação da memória
  • Regulação do metabolismo e do apetite
  • Liberação do hormônio do crescimento para aumentar a massa muscular
  • Regulação do humor
  • Restauração da função dos sistemas nervoso, imunológico e musculoesquelético


Coma correctamente

Bons hábitos alimentares podem não apenas melhorar o bem-estar físico, mas também proporcionar um sono saudável. Os melhores alimentos para a sua saúde geral também são bons para dormir. Na verdade, o que você come tem um grande efeito sobre o sono. Comer alimentos ricos em fibras e com baixo teor de gordura saturada pode ajudá-lo a adormecer mais rápido e aumentar a quantidade de sono profundo à noite.

O excesso de açúcar durante o dia aumentará sua excitação no meio da noite. Alimentos com altos níveis de vitaminas B, magnésio, zinco e ácidos graxos poliinsaturados podem ajudar a regular a produção de melatonina. A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal e desempenha um papel importante no sono. Você pode até aumentar os níveis de melatonina comendo alimentos que contêm melatonina naturalmente (como cevada, arroz, azeite, nozes e tomate).

  • Alimentos ricos em vitaminas B: folhas verdes, salmão, ovos, vegetais e sementes de girassol. Alimentos ricos em magnésio: chocolate amargo, abacate, sementes, nozes, grãos inteiros e vegetais.
  • Alimentos ricos em zinco: vegetais, sementes (abóbora, cânhamo, linho), nozes, grãos inteiros, batata-doce, repolho, feijão verde, chocolate amargo.
  • Alimentos ricos em ácidos graxos poliinsaturados: nozes, sementes de girassol, sementes de linho, peixes, óleo de girassol.

Pratique exercícios regularmente

Práticar regularmente exercício é muito importante para a sua saúde geral (saúde mental, emocional e física).

Fortes evidências também provam que exercícios regulares podem tornar o sono mais confortável em termos de qualidade e quantidade. Estudos demonstraram que o exercício regular pode ajudá-lo a adormecer mais rapidamente, melhorar o sono e reduzir a fadiga diurna. Um dos segredos para melhorar o sono por meio de exercícios é manter a regularidade. Os cientistas descobriram que os exercícios geralmente não afetam a qualidade do sono imediatamente, mas são necessárias várias semanas de exercícios regulares para causar melhora.

O momento do exercício também pode fazer a diferença.

Os exercícios matinais de manhã e à tarde podem ajudar a redefinir o ciclo sono-vigília, aumentando temporariamente a temperatura corporal. Quando a temperatura do corpo volta ao normal no final do dia, pode causar sonolência. Por outro lado, um aumento na temperatura corporal durante o exercício noturno pode indicar que seu relógio biológico interno permanece acordado.

Além disso, o exercício libera endorfinas, o que aumenta a atividade cerebral e o mantém acordado. Se você achar que o exercício noturno o mantém acordado, evite se exercitar por pelo menos uma ou duas horas antes de ir para a cama.


Defina uma rotina

O seu corpo prefere seguir um padrão de sono consistente, portanto, definir um horário de sono é a chave para um bom sono reparador. O hipotálamo regula o ciclo sono-vigília e o relógio biológico interno para controlar o processo da vigília à sonolência. Quando o hipotálamo está no seu melhor, ele estabelece um ritmo que o deixa sonolento todas as noites e acorda na mesma hora todas as manhãs. Esse ritmo é afetado por fatores internos (hormônios, neurotransmissores e genes) e externos (luz do sol, tela brilhante, horário das refeições, uso de estimulantes). Ficar acordado até tarde do que o normal, dormir tarde ou viajar em outros fusos horários também pode prejudicar esse ritmo confiável.

Para evitar interromper seu ritmo de sono e vigília, você deve estabelecer uma rotina consistente e programar todos os seus dias. 

  • Durma e levante-se à mesma hora todos os dias, mesmo nos fins de semana. 
  • Evite a exposição à luz de telemóveis e televisões 2 horas antes de dormir.
  • Termine as refeições algumas horas antes de deitar.
  • Evite exercícios duas horas antes de deitar.
  • Crie um ambiente relaxante para dormir: Óleos Essenciais calmantes difusos Serenity, Adaptiv e Lavanda são boas opções, tome um banho quente com sais de Epsom e Air , massageie seus pés com Vetiver e Laranja Selvagem , ouça música relaxante e deixe a temperatura ambiente confortável .
  • Durma com um travesseiro e colchão confortáveis.

Os Óleos Essencias ajudam a a relaxar, no caso da Lavanda ou do Serenity e a obter uma via respirátória desobstuida com o o Air.

Pode optar por colocar o Air e o Lavanda num difusor, ou simplesmente uma gota de cada lado da travesseira.

Internamente, o Complexo Serenity Cápsulas tomado 1 hora antes de se deitar pode ser uma excelente aposta para acalmar os ânimos e assim preparar uma boa noite de sono.

🌼💧 Óleo Essencial de Lavanda

Óleos Essencial de Lavanda
Evite estimulantes no final do dia e álcool antes de dormir

A cafeína é um estimulante mental e físico. Seu efeito geralmente dura de 4 a 6 horas, mas leva cerca de 24 horas para que seu corpo o elimine completamente. Se você consumir bebidas com cafeína muito perto da cama (quatro horas antes de dormir), será difícil adormecer, tornando seu sono mais leve, acordando com mais frequência e até mesmo fazendo com que você tenha que ir ao banheiro à noite.

A nicotina presente nos produtos do tabaco é outro estimulante que pode atrapalhar sua noite de sono repousante. A nicotina pode tornar o adormecer e o adormecer mais difíceis. Os produtos do tabaco podem ser prejudiciais à saúde e devem ser evitados completamente, mas se você os usar, deve evitá-los pelo menos duas horas antes de ir para a cama.

Embora beber um pouco de álcool ou outro tipo de álcool antes de ir para a cama possa parecer útil, pode perturbar seu sono mais tarde. Embora o álcool possa fazer você se sentir sonolento à noite, ele está relacionado à vigília frequente, pesadelos e dores de cabeça durante o sono. Também reduz sua capacidade de produzir melatonina naturalmente. É melhor não beber pelo menos quatro horas antes de ir para a cama.

Não fique acordado na cama

Se você estiver deitado na cama e não conseguir dormir, saia da cama temporariamente. Este estado de fadiga, mas acompanhado de tensão, não só se intensifica, mas também provoca uma sensação de estresse e ansiedade, o que reduz ainda mais sua capacidade de adormecer. À medida que o nível de tensão aumenta, você pode aprender a associar a cama com estar acordado, em vez de sonolento. Se você não adormecer em 20 minutos, vá para outro lugar onde possa se deitar e participar de atividades relaxantes e benéficas. Leia, ouça música, respire profundamente, alongue-se ou realize outras atividades até se sentir cansado o suficiente para adormecer. Só então você pode voltar a dormir.

Conclusão:

O sono é importantíssimo para o seu bem-estar geral. Um bom sono adequado ajuda a manter o seu bem-estar e a vitalidade. Dormir o suficiente todas as noites pode ajudá-lo a evitar o constrangimento de adormecer quando seu filho está brincando ou participando de uma sessão de exercícios.

Desenvolva bons hábitos de sono para melhorar o seu bem-estar geral. 

Os Óleos Essenciais podem ter um papel crucial na hora de relaxar e preparar uma boa noite, tanto para adultos como para os mais pequenos.

🌼💧 Descubra a Gama Serenity

Gama Serenity doTERRA